19 dezembro 2016

Resenha: Sonata em punk rock (Babi Dewet)

"Valentina ficou nervosa. De repente, não sabia se iria se encaixar naquele lugar. Parecia exigente demais, certinho demais, disciplinado demais. Estava acostumada com o caos do punk rock, em ser impulsiva, em mostrar o que sente em forma de acordes de guitarra. Olhou ao redor. Mas ela amava música, certo? Era a única coisa que sabia fazer direito, que tinha nascido para fazer. Sua mãe dizia que ela tinha um grande dom e um dia iria tocar a vida das pessoas. Era nisso que Valentina tentava acreditar. Queria fazer a diferença através da sua música, se expressar para o mundo e fazer todos entenderem o que sentia."
(página 36)
Sonata em punk rock, Cidade da Música, Babi Dewet, Editora Gutenberg, Tim e Kim, Resenha, 365 Dias Literários

 Valentina é uma menina rebelde, sonhadora, livre e complexa. É conhecida como Tim, vive com sua mãe em um apartamento no Rio de Janeiro, mas não tem um bom relacionamento com o pai, um famoso violista reconhecido mundialmente, que é separado de sua mãe. 
 Certo dia, ela recebeu a notícia que passara na faculdade de música mais conceituada do país, a Academia Margareth Vilela. Porém, para estudar na escola, precisaria pagar seus estudos e os custos, que eram caríssimos. 
  Felizmente, depois de 10 anos afastado, seu pai, Alexander Gontcharov, reapareceu em sua vida e decidiu que pagaria os estudos da filha se ela aceitasse. Tim, por mais que relutasse, concordou com a proposta. Tinha um grande sonho de estudar em uma escola de música, pois desde sempre, tudo o que aprendera na guitarra, violão e voz era fruto de muita busca e estudo pela internet.
 Ao chegar na Academia Margareth Vilela, Tim, a menina do rock, encontrou alguns obstáculos. As pessoas eram muito diferentes de si, demorou para encontrar pessoas com quem se identificasse. O espaço, tinha um certo exagero de luxo. A música clássica, era o "hino de todas manhãs", e o rock, era quase como uma música de funeral, ninguém gostava de cantar ou tocar, não predominava pelos cantos e elevadores do lugar.
 Durante as primeiras aulas de piano, Valentina foi um desastre, nunca tinha tocado o instrumento e mal sabia como posicionar as mãos corretamente ou que postura portar. Mesmo com o dom do ouvido absoluto, encontrava dificuldades em decifrar as notas e "símbolos" nas partituras, que, para ela, mais pareciam indecifráveis.
 De maneira incomum, acabou conhecendo Kim, o talentoso filho da diretora do conservatório, que carregava um ar de superioridade e arrogância. Era um dos melhores pianistas da Academia, que em raros momentos demonstrava sua timidez, insegurança e fragilidade. E ambos permanecerão na rotina um do outro, sem que possam ignorar suas existências, terão que conviver juntos, o pianista fã de música clássica e a guitarrista punk rock.

 Com muita música, amigos, diversão, ensaios e disciplina, Tim precisará superar suas inseguranças, dificuldades e até certos preconceitos (com a música clássica), para tornar-se uma verdadeira musicista, digna da Academia Margareth Vilela.

Sonata em punk rock, Cidade da Música, Babi Dewet, Editora Gutenberg, Tim e Kim, Resenha, 365 Dias Literários Sonata em punk rock, Cidade da Música, Babi Dewet, Editora Gutenberg, Tim e Kim, Resenha, 365 Dias Literários

 Sonata em punk rock é o primeiro livro da série Cidade da Música, que ainda contará com mais dois volumes com histórias independentes deste primeiro, mas que se passarão no mesmo ambiente, na Academia Margareth Vilela.
 A edição do livro está ótima, a capa está muito linda, cada capítulo tem uma sugestão de música que pode ou não acompanhar a leitura, há também trechos de músicas que tornam a leitura mais dinâmica.
 Para mim,  o mais incrível dessa história é o modo como o sentimento de um músico, de todas as emoções e reações é descrito através das palavras. Babi escolheu as palavras certas para toda a narrativa, durante a leitura me senti imersa na história de Tim e Kim, conseguindo ouvir cada nota, os acordes do piano e as melodias das músicas.
 Nesse livro, cada palavra soa como uma nota, cada capítulo como uma música, resultando, enfim, em um grande e brilhante show de rock (ou se preferir, em um concerto de música clássica). Babi Dewet não é uma rock star, mas, com certeza, tem um sentimento, desejo e talento enorme que a tornam  a maior escritora rock star que você respeita!
 Uma história maravilhosa, recomendada para todxs, pessoas que curtem ou não música, que gostam de rock ou música clássica, talentosos ou não, mas que querem aproveitar um tempinho de suas vidas para desfrutar as páginas desse enorme show/concerto musical e sentirem-se verdadeiros músicos, rockeiros e fãs de música clássica! Sugiro que corra para a livraria mais próxima, aumente o volume do som e desfrute das páginas dessa aventura musical!
"A vida é como uma orquestra: são necessários muitos instrumentos em harmonia para que a música toda faça sentido. Mas, na maioria das vezes, você nem sabe tocar esses instrumentos. E sempre vai ter alguém dizendo que seu gosto musical é ruim, mesmo que seja o som que te faz feliz. E isso é um saco! Principalmente quando se é jovem e cheio de sonhos.
 Às vezes, para assumir a regência de nossas vidas, precisamos trocar a partitura. Afinal, por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? 
A verdade é que quando se faz o que gosta, tudo começa a fazer sentido."
(página 281)
Sonata em punk rock, Cidade da Música, Babi Dewet, Editora Gutenberg, Tim e Kim, Resenha, 365 Dias Literários Sonata em punk rock, Cidade da Música, Babi Dewet, Editora Gutenberg, Tim e Kim, Resenha, 365 Dias Literários
"O punk rock tinha ensinado Valentina a não se importar com o que pensavam ou falavam dela. Tinha vivido sua vida inteira assim, fazendo o que bem entendesse desde que não prejudicasse ninguém."
(página 174) 
Sonata em punk rock, Cidade da Música, Babi Dewet, Editora Gutenberg, Tim e Kim, Resenha, 365 Dias Literários Sonata em punk rock, Cidade da Música, Babi Dewet, Editora Gutenberg, Tim e Kim, Resenha, 365 Dias Literários
"Se ela sobrevivesse ao próximo minuto, poderia viver a vida inteira naquele único momento."
(página 300)   
Ficha Técnica:

Título: Sonata em punk rock
Autor(a): Babi Dewet
Editora: Gutenberg
Gênero: Ficção/Juvenil
Nacionalidade: BRA
Número de páginas: 304
Lançamento: agosto de 2016
ISBN: 9788582353899

Classificação: 
Leia um trecho do livro aqui! Acesse aqui a playlist do livro!

Gostou da resenha? O que achou das fotos?
Deixe seu comentário!

Obrigada por ler até aqui!

Abraços,
Yasmin

Um comentário:

E aí? O que você achou do post? Deixe um comentário. Sua participação é muito importante para nós ❤