22 julho 2016

Resenha: Como eu era antes de você (Jojo Moyes)

"Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível"
Louisa Clark...
É uma garota simples, de certa forma. Não tem grandes ambições nem grandes sonhos.
Tem uma família e um namorado (do qual ela certamente não ama).
Tem 26 anos, trabalha em uma lanchonete local há muitos anos, e não tem mais nada que ela queira o saiba fazer.
É, Clark é uma garota tipicamente normal, com exceção de seu exótico gosto para roupas.
Willian Traynor...
Rico, inteligente, e sempre amou se arriscar, pulando de paraquedas, escalando, ou qualquer outra coisa.
Há dois anos, Will, sofreu um acidente, ficando tetraplégico.
Com 35 anos, se torna ainda mais mal-humorado e acaba perdendo a vontade de viver.
Devido a novos estabilitamentos, a lanchonete onde Lou trabalha, acaba por fechar as portas, e para ajudar em casa ela acaba aceitando um emprego como cuidadora, por falta de opções.
E é assim, que nossa história começa...
Clark, com seu grande sorriso, roupas coloridas, e um brilho que se expande pelo ar e colore tudo ao seu redor, acaba trazendo um pouco dessa cor para a vida de Will, determinada a dar a ele vontade de viver.
Will por sua vez, está determinado a convencer Lou, a viver, e não apenas existir em uma cidadezinha, onde ela certamente não é feliz.
E então como essa história terminará?
"Ás vezes, Clark, você é a única coisa que me dá vontade de sair da cama."
Por mais que eu alcança o limite de palavras (não sei se tem), não acho que consiga dizer tudo que
senti, pensei e achei desse livro.
Acho que se você pegar uma lista com os livros mais vendidos, ou os filmes com maior bilheteria, talvez até mesmo ler algumas resenhas, pode entender do que estou falando.
Romances sempre foram algo que me chamavam a atenção, sempre amei um bom romance...
Mas esse romance, tem algo de especial, tem um brilho diferente, tem algo de real, tem algo de
humano...
Não é como aquelas histórias fantasiosas, que moldam toda a história já fadada ao costumeiro "happy end" (por mais que eu também ame essas <3). Bom, Jojo foi além disso...
Ela mostrou o amor verdadeiro da forma mais inusitada possível: um tetraplégico que desistiu da vida e sua cuidadora alegre e cheia de vida.
Diferente, não?
Mas um diferente bom.
Com esse livro, nós rimos,  nós choramos, nos descobrimos, choramos, nos encantamos, derrubamos lágrimas, nos apaixonamos e talvez choramos mais um pouquinho. Não, não é exagero.
Eu simplesmente chorei muito nesse livro, talvez porque ele é perfeito e traz o melhor do mundo em suas letras. Talvez porque tenha seu tom real que nos traz a possibilidade daquilo acontecer. Ou talvez, por que, independente da forma, queremos viver algo como Lou e Will viveram...
Eu simplesmente amei esse livro.
(Vou reescrever essa frase porque não cabe o "simples" nesse livro)
Eu fiquei incrivelmente apaixonada por esse livro.
Nós temos o brilho de Lou nas letras, nós vivemos o sofrimento de Will, o medo de Lou, e sentimos o amor dos dois.
É impossível não se apaixonar por ele.
"Saber que você ainda tem possibilidades é um luxo. Saber que eu lhe dei algumas me dá certo alivio."

                                                            Ficha Técnica:

Título: Como eu era antes de você
Autor(a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Gênero: Ficção/ Romance
Nacionalidade: ENG
Tradução: Beatriz Horta
Número de páginas: 320
Lançamento: 20 de abril de 2013
ISBN: 9788580573299
Classificação:
(Onde eu adiciono mais estrelas e corações?)








"Quero que ele viva (...) Mas que viva se ele quiser viver"


Ana Clara Rodrigues


Leia um trecho aqui!



2 comentários:

E aí? O que você achou do post? Deixe um comentário. Sua participação é muito importante para nós ❤